segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Be Green #5 (parte 2)

Promessa é dívida e, como tal, cá estou para mostrar o resultado final deste projecto. E trago, não uma, mas duas árvores para mostrar algumas ideias de decoração (e reciclagem de materiais).

Passemos à primeira. Depois de concluídas as dobragens, pintei a árvore com tinta em spray verde. Foram necessárias várias camadas, para obter uma pintura bem homogénea. Ultrapassada esta morosa operação (sobretudo devido os tempos de secagem), colei feltro num dos lados de um velho CD e colei-o na base da árvore. O feltro cria uma base mais macia, para evitar riscos nos móveis, além de dar um melhor acabamento. Aproveito e chamo a atenção para o seguinte: na primeira parte deste "Be Green", aconselho a colar um CD ou círculo de cartão na base da árvore, antes de proceder à pintura. Continuo a recomendá-lo, mas acho essencial colar o feltro no CD para um melhor acabamento. Assim, podem colar o feltro directamente (podendo haver uma maior dificuldade para recortar as sobras) ou fazem como eu e colam novo CD sobre o outro, previamente revestido de feltro num dos lados. Obviamente, o feltro deve ser colado depois de a tinta estar bem seca. Para esta operação, a cola UHU é suficiente.


Nesta árvore, optei pelos tons tradicionais. O ponto de partida foi a estrela do topo, que comprei num pack de 3 por uma pechincha. Elegi laços e bolas, como restantes elementos decorativos, que distribuí de forma harmoniosa pela superfície da árvore. Os laços foram feitos com uma simples fita prateada. E as bolas? Pois bem... Estão a ver aqueles alfinetes com pérola que costumam adornar os ramos de flores? Juntei-os ao longo do tempo, sempre que mos ofereciam. Mas, além de serem de cores diferentes, não tinham as que queria para esta árvore. Qual a solução? Pintar as pérolas com verniz das unhas. Sim, leram bem. Procurei em lojas chinesas 2 exemplares baratos, nas cores pretendidas. Depois foi só dar 2 ou 3 demãos nas pérolas. Para esta operação, é muito útil ter um suporte de esferovite ou esponja, onde se possa espetar os alfinetes enquanto secam. O verniz torna-se muito prático para pintar pequenos objectos, além de ser uma ideia de reciclagem de vernizes que já não gostamos ou antigos. Além de que é uma opção barata para estas situações, com uma grande panóplia de cores e pigmentos disponíveis.
No fim, já depois da obra feita, achei que ficava bem com uns apontamentos de neve em spray. Não consegui o efeito pretendido e arrependi-me de o ter feito. A árvore estava tão bonita! Mas enfim, como em tudo, temos de assumir as nossas escolhas.

Feita a primeira, tive de fazer outra para o meu sobrinho. O menino ficou tão encantado com a árvore que me "encomendou" um exemplar ao seu gosto. As cores escolhidas desta vez foram o azul, o branco e o dourado. Na minha opinião, ficou um mimo.


O processo foi idêntico ao anterior: pintei a árvore de branco, até conseguir uma cobertura homogénea. De seguida, dei uso ao spray neve, de forma a obter uma textura de neve em toda a árvore. E aqui sim, gostei bastante do resultado final! As estrelas comprei há alguns anos numa loja local, uma caixinha cheia delas e muito baratas. As bolas foram uma oferta para usar nas bijuterias, mas como não têm orifício que permita essa utilização, foram ficando até encontrar aqui o seu destino. Fazem um efeito "olho de gato", conforme a incidência da luz. São, realmente, muito bonitas. As bolas maiores foram feitas com massa de modelar (de secagem ao ar). Basta entender com um rolo, como se fosse massa de biscoitos, e recortar com cortadores, na forma que se pretender. Depois, dei uso novamente ao verniz das unhas. E até usei um transparente com purpurinas douradas, para dar uma graça! Estas figuras foram feitas com o objectivo de adornarem os presentes de Natal e, por isso, antes de secarem fiz-lhes um orifício que permitisse, posteriormente, passar um fio. Como estas figuras faziam parte fundamental da "encomenda" do meu sobrinho, colei-lhes um pequeno laço de fita dourada para tapar. Acho que ficou engraçado :)

Na base da árvore, para esconder um pouco o CD que desta vez estava mais visível, enrolei uma fita de Natal dourada (daquelas farfalhudas que se colocam na árvore. Cá em casa chamamos-lhe "trenas". Mais alguém usa esse termo?).
Resta referir que todas as figuras foram coladas recorrendo à cola quente. Acreditem, eu já faço estas árvores há anos e já experimentei de tudo. Já cheguei a coser elementos decorativos com fio de nylon na árvore, porque as colas que havia na altura não os fixavam. A cola quente às vezes é mázinha para os dedos, mas permite uma colagem rápida e eficaz.

Bom, o post foi longo, mas espero que tenham gostado e que, sobretudo, se inspirem para meter as mãos-à-obra e fazer a vossa. Gostaria muito de ver os vossos exemplares e as vossas soluções decorativas. É com a partilha que se aprende :)

7 comentários:

saboracasa disse...

Olá

Espero que esteja tudo bem consigo, não me esqueci do prometido. Plantamos as estacas do chá lima/limão mas não pegou ;( Entretanto amiga mãe foi operada e ... o tempo voa.

Tenho umas folhinhas para lhe enviar se quiser mande o seu endereço. Estive à procura do seu último e-mail mas não encontro, sorry

Fique bem e continuação de trabalhos fantásticos

Bom festas
Paula

Cor de Chá disse...

Olá Paula!

Obrigada pelo comentário :)
Enviei e-mail!

Bjs e boas festas!

PINTA ROXA disse...

Ficaram muito bonitas as duas, mas prefiro a primeira.
A que eu fiz cá para casa tambem queria por neve, mas era do ano passado e já estava seca, e como estou sempre com as pressas, ficou só com uma corzinha branca é que o spray tambem era pouco e acabou..lol.

Cor de Chá disse...

Mas também ficou bem bonita, que eu vi ;)

Bjs, Pinta!

Sílvia (lotrefcp) disse...

Adorei as duas mas a segunda está muito fofa. :D

Gabriela... disse...

Adorei as árvores! Estão espetaculares, se calhar dessas os meus gatos não se dedicavam a triturar...

Cor de Chá disse...

Sílvia e Gaby,
Obrigada pelos comentários.

Gaby,
Tens de experimentar :)