Mostrar mensagens com a etiqueta Reciclagem. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Reciclagem. Mostrar todas as mensagens

domingo, 22 de dezembro de 2013

Be green #20

Um dia destes, andava às compras na loja Casa, quando me deparei com umas luminárias muito engraçadas, feitas com frascos de vidro... Ainda peguei numa, mas rapidamente desisti da compra, pois achei o preço exagerado para a peça em si. Ocorreu-me que poderia reproduzir a ideia pelas minhas mãos, pois o que não me falta em casa são frascos, seja de conservas, cafés ou doces que sempre guardo e reutilizo. Por acaso, tinha um frasco de compota cuja tampa tinha deitado para o lixo, por começar a apresentar sinais de ferrugem, e que era perfeito para este trabalho. Por 20 cêntimos comprei um metro de arame e em poucos minutos aprontei a minha luminária:


Materiais:
um frasco pequeno
arame grosso
fita decorativa
alicate de corte
alicate de pontas redondas
vela "tealight"


Como fazer?
Cortar um pedaço de arame, suficiente para rodear o bocal do frasco, deixando uns centímetros a mais para o acabamento. Em cada ponta, com a ajuda do alicate de pontas redondas, fazer uma argola. Encaixar as duas argolas uma na noutra, para que o arame fique preso ao frasco. Cortar outro pedaço de arame para fazer o arco da luminária, dando-lhe essa forma. Em cada ponta, fazer nova argola com a ajuda do alicate de pontas redondas. Encaixar o arco no arame previamente colocado ao redor do bocal do frasco e fechar as argolas, para que o arco fique bem preso. Passar uma fita ao redor do bocal e terminar com um laço.
Colocar uma vela tealight dentro da luminária. Se quiserem, podem colocar um pouco de areia no fundo do frasco para uma melhor estabilização da vela. Depois é só acender a vela e desfrutar da sua luz aconchegante!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

terça-feira, 5 de novembro de 2013

Be green #17

Cá em casa, havia um jogo de tapetes de casa-de-banho que já não estavam a uso. Foram tricotados pela minha Avó, há muitos anos, com lã aproveitada de velhas camisolas. A minha Avó nunca foi muito amiga de deitar coisas fora, pois para ela tudo podia ter uma nova utilização (podem ler um pouco mais sobre este tema, aqui). Então, pacientemente, desfazia as peças de lã, fazia-a em novelos e depois dedicava-se a tricotar. Chegou-me a ensinar a fazer a "manta de gato", mas hoje acho que já nem sei pegar nas agulhas...
Voltanto ao tema, com o uso, a lã foi-se desgastando e abriram-se buracos nos tapetes. 


Custava-me deitá-los fora, mas por outro lado não fazia sentido continuar a guardar algo roto e velho. Até que, de tanto olhar para eles, se formou uma ideia na minha cabeça: "Vou fazer um rolo!". Cá em casa, temos o hábito de ter a porta da cozinha que dá acesso ao quintal quase sempre aberta e temos sempre algo a travá-la, para impedir que alguma rajada de vento a faça bater com força. Este rolo vinha mesmo a calhar!


Bastou-me enrolar um dos tapetes, colocando depois o rolo já formado sobre o segundo e voltando a enrolar. Depois, com linha grossa (usei linha de croché, que era o que tinha, mas podem usar lã) e uma agulha de tapeçaria, cosi o rolo (laterais incluídas). Não é preciso saber coser na perfeição (na verdade, nem eu o sei!). Basta um pouco de paciência e mesmo que os pontos não sejam muito perfeitos, o importante é que fique bem preso para não se desmanchar.
O rolo já está a uso e fiquei muito satisfeita por ter conseguido dar uma nova vida aos velhos tapetes. Uma outra ideia de utilização para este rolo poderia ser a sua colocação nas bases das portas ou janelas, para impedir a passagem do frio por baixo das mesmas, garantindo assim um ambiente interior mais quentinho. Se tiveram algum tapete velho, ou até mesmo uma camisola em mau estado, fica a dica do que lhes podem fazer.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Be Green #16

E que tal uma reciclagem de caricas? É a proposta que hoje venho deixar: mais um exemplo de ganchos, deita feita recorrendo a caricas cobertas de tecido com a técnica do fuxico.


Materiais:

sobras de tecido
ganchos "tic-tac"
caricas
agulha e linha
pistola de cola quente
elementos decorativos (botões de fantasia, missangas, contas, etc.)


Como fazer?

Seguir as instruções deste vídeo:



Usar a pistola de cola quente para colar a carica, já forrada, ao gancho. Decorar a gosto com botões de fantasia e outros elementos decorativos. 

Como é explicado no vídeo, esta técnica das caricas forradas é muito útil para fazer bases para colocar na mesa, que servem como "descanso de panela". Duas excelentes ideias para dar uma nova utilidade às caricas!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

Be green #15

Tal como tinha prometido nesta publicação, hoje venho ensinar-vos a fazer uns bonitos ganchos (ou passadores, como se diz cá na minha terra), a baixo custo e usando materiais que, provavelmente, iriam para o lixo. Estes ganchos são perfeitos para aproveitar sobras de tecido (quem é dado às costurices sabe bem do que estou a falar...) ou até como uma forma de reciclar alguma peça de roupa rasgada ou manchada. Recorrendo ao fuxico, uma técnica artesanal já muito antiga, podemos fazer flores de vários feitios e com elas adornar ganchos básicos. Esta técnica já não é nova cá no blog (espreitem aqui, aqui e aqui). Estes ganchos também permitem a reutilização de botões.


Materiais:
restos de tecidos
botões
ganchos "tic-tac"
agulha e linha
cola quente


Como fazer?
Escolher o modelo de fuxico que mais gostar e confeccioná-lo. Para tal, basta seguir as instruções destes links:


Com a ajuda da cola quente, colar o botão no centro da flor, de forma a esconder as costuras. Por fim, usando a mesma cola, colar o fuxico ao gancho.

Apenas aqui deixei três modelos de fuxico, que são os que estão visíveis na foto. Mas existem muitos mais formatos. Basta pesquisarem um pouco e encontram mais tutoriais. Se não quiserem aplicar os fuxicos em passadores, espreitem aqui o que podem fazer com eles... Não há desculpa para desperdiçar restos de tecidos, por mais pequenos que eles sejam.

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Wrapping Presents #3

A inspiração veio do belíssimo blog "Erva Cidreira", um dos meus cantinhos favoritos de todo este mundo cibernáutico. Fiquei fã destas grinaldas, tão simples de executar e de tão belo efeito. Agora compreendo a Raquel, quando mencionava que se tornam viciantes... Apetece colocá-las em todo o lado!


Basta papel pardo, restos de papel autocolante e uma caneta, para obter bonitos embrulhos. Porque é nos pormenores que reside a diferença e se transmite o afecto.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Be green #14

Muito provavelmente, ireis achar este post um tanto ou quanto estranho... Todavia, cá vai.
Como é visível aqui no blog, um dos meus passatempos é o origami. Acontece que, cá em Portugal, é complicado arranjar as folhas de papel próprias para executar esta vetusta arte japonesa. E, quando se encontra algo, o preço é, regra geral, exorbitante. A base do origami é um quadrado e acabo, quase sempre, por utilizar as folhas dos blocos de notas coloridos... Os origamis ficam giros, mas dá sempre pena de não ter mais variedade disponível, mormente em termos de estampas e tamanhos.
Urgia arranjar alternativas... e foi quando reparei no interior dos envelopes daquelas cartas que recebemos das instituições bancárias, da empresa fornecedora do serviço de comunicações ou da electricidade. Normalmente, quase todos apresentam um padrão no seu interior. Se ainda não aderiram à factura electrónica, podem dar uma segunda utilidade aos envelopes que vos chegam à caixa do correio.


Basta usar um molde de cartão com formato de quadrado, desenhar no envelope e depois recortar. Desta forma, obtêm quadrados de papel estampado e colorido para poderem "origamar" à vontade. Ou, em alternativa, ficam com um bloco de notas a custo zero (basta colocar uma mola a segurar o molhinho)!

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Be green #13

Às vezes, vamos a correr comprar esta ou aquela novidade, a um preço exorbitante, sem pensar que com poucos materiais e a baixo custo podemos obter algo bem semelhante. É o caso da ideia que trago hoje. Não saiu da minha cabeça, confesso. Recordo-me que a vi num blog, sem no entanto me lembrar de qual. A ideia em questão consiste num "removedor de verniz" muito útil e prático, comercializada por algumas marcas e lojas de cosméticos. Contudo, o preço nem sempre é simpático. Este " frasquinho removedor de verniz" apresenta-se numa embalagem redonda, que no seu interior tem uma esponja embebida em removedor de verniz. Tem imensas vantagens, desde logo porque é mais eficaz a remover o verniz do que usando o algodão embebido (o que no caso de vernizes mais escuros chega a ser desesperante!). Depois, porque evita o gasto de discos ou bolinhas de algodão, porque a esponja faz esse efeito (e tem uma grande durabilidade). E, por fim, uma das grandes vantagens é permitir o remover do verniz apenas de uma unha, quando estragamos a pintura por qualquer motivo, sem perigo de estragar o verniz de todas as restantes (pintar as unhas chega a ser uma grande odisseia...). Assim, reciclando uma embalagem de comprimidos vazia e uma esponja de banho que andava cá em casa sem utilidade, consegui o meu "frasquinho removedor de verniz".


Materiais:
embalagem de plástico redonda ou frasco pequeno (com tampa)
esponja
tesoura
removedor de verniz


Como fazer?
Lavar e limpar a embalagem de plástico (ou  frasco) muito bem. Ajustar a esponja à medida do recipiente e se necessário, recortar o excesso. Colocar a esponja dentro do recipiente. Com a ponta da tesoura, fazer um golpe no centro da esponja (não precisa de ser muito fundo, basta que permita a entrada do dedo até cobrir a unha). Embeber a esponja em removedor de verniz. Para tirar o verniz das unhas, basta inserir o dedo na abertura feita com a tesoura e rodar o recipiente algumas vezes. Et voilá, unhas limpas! ☺

terça-feira, 11 de junho de 2013

Be Green #11

Tem sido um final de Primavera estranho, não que me importe com o tempo frio e chuvoso, que até gosto. Mas que parece que estamos no Outono e não na Primavera, lá isso parece. Bem sei que o tempo está mais para chá e chocolate quente do que para gelados... Não obstante, já deu para ir degustanto uns geladitos! E que fiz eu com os pauzinhos dos gelados, depois de comidos? Limpei-os e aproveitei-os para identificar as plantas dos vasos cá de casa, escrevendo o nome da planta na madeira, com a ajuda de um marcador (podem usar uma simples caneta). 
Estes marcadores são particularmente úteis para ajudar a diferenciar plantar aromáticas, por exemplo. Quando plantamos bolbos, são um auxiliar precioso para nos recordar o que está naquele vaso, enquanto as flores não aparecem. Ou então, simplesmente, por uma questão de graça e decoração. Certamente que haverão outras maneiras mais "chiques" de identificar as plantas, mas aqui fica uma ideia simples e a custo zero.


Se quiserem uma alternativa aos pauzinhos de gelado, mas de baixo custo, procurem espátulas de madeira (utilizadas pelas esteticistas para a depilação com cera) nas lojas de estética.

quinta-feira, 16 de maio de 2013

Be Green #10

Nos últimos tempos, a minha lista de hobbies foi incrementada com a jardinagem. Tudo começou com os bolbos dos jacintos. Depois, como a experiência parecia estar a correr bem e os bolbos a florirem, fui comprando bolbos de gladíolos, frésias, tulipas e coroas-de-rei. Quando dei por mim, já tinha salpicado a varanda cá de casa com mais uns quantos vasos. Ao mesmo tempo, passei a dar mais atenção às plantas que cá moravam. Daí a ir para o google à procura de fertilizantes naturais, mezinhas para exterminar pragas de insectos ou informação sobre alguma espécie floral em específico, foi um curto passo. Além de ser uma actividade relaxante, é extremamente compensadora quando as plantas se alindam com a respectiva floração e alegram o nosso espaço. Mas sempre de luvas nas mãos, que eu não sou pessoa de amizade fácil, sobretudo com minhocas e outros bicharocos afins. Na semana passada, passei por uma loja cá do burgo e deparei-me com uns vasinhos de sardinheiras, que é planta que muito estimo, a um preço simpático. Lá carreguei uns exemplares até casa. Na hora de os transvasar e já cansada de acomodar terra no vaso com as mãos, pensei cá com os meus botões: "Ai, o jeito que me dava agora uma pázinha!". Imediatamente me lembrei de uma ideia que já tinha visto algures e que até podia testar de imediato, uma vez que tinha o material necessário. E qual é ele, perguntais-me? Apenas é preciso um garrafão de plástico, vazio e limpo (de amaciador, lexívia, água destilada, detergente do chão, etc), um marcador e uma tesoura ou faca. Posto isto, é só seguir o esquema:

Foto do site: Ideias com Arte

Dizer que "mais vale uma imagem do que mil palavras", é perfeito neste caso. Mas, caso persistam dúvidas, basta ler o post do blog citado com atenção. Nem me atrevo a colocar aqui a minha pázinha. Sou pessoa que sofre de ansiedade e, quando me ponho a fazer algo, o que mais quero é ver o resultado final. Naquele momento, eu só queria ver as sardinheiras na floreira e a pá foi feita às três pancadas. E já se sabe que a pressa é inimiga da perfeição. Pode não estar perfeita, mas é de grande utilidade. Se gostam destas andanças da jardinagem, aconselho vivamente a fazerem um ajudante igual ao meu.

segunda-feira, 25 de março de 2013

Be Green #9

Hoje trago uma ideia muito simples, adequada à época que vivemos. Na zona onde vivo, persiste a bonita tradição da visita pascal. Além do anúncio da ressurreição de Jesus Cristo e do beijar da cruz, o compasso deixa sempre ficar uma pagela com uma mensagem do pároco. Às vezes, deixa mais que uma... Estes dias, andava a arrumar a gaveta do móvel da entrada e deparei-me com uma "colecção" de pagelas ali guardada. Lembrei-me de lhes dar uma nova utilidade e transformá-los em postais, que enviarei a algumas pessoas amigas, como sempre tento fazer (gosto muito mais da Páscoa do que do Natal, confesso). Usei um kit para postais que comprei no Lidl há uns tempos e uma caneta dourada fez o resto. Gostei de os ver assim, simples. Aqui deixo a ideia, na expectativa que a adaptem aos vossos materiais e vos inspire algo idêntico ou ainda mais bonito! A todos vós, queridos leitores, desejo uma Santa e Feliz Páscoa e que Jesus Ressuscitado vos agracie com as maiores bençãos.

 
Materiais:
Kit para postais (ou cartolinas)
Pagelas (ou imagens de revistas, catálogos, etc.)
Cola
Caneta dourada
Lápis
 
 
Como fazer?
Colar a imagem na cartolina ou base para postal, posicionando da maneira que mais gostar. No word, selecionar uma letra bonita e escrever a mensagem "Páscoa Feliz!", a negrito e em tamanho adequado. Imprimir, podendo e devendo usar-se uma folha de rascunho*. Transferir a mensagem para o postal, usando a velha técnica da transferência com o lápis (cobrir a mensagem, no verso, com lápis. Depois, posicionar a mensagem no postal e com cuidado, passar o lápis por cima das letras). Com a caneta dourada, cobrir as letras transferidas a lápis, fazendo um bom preenchimento das mesmas. Depois, é só escrever os vossos votos e enviar!


*Tenho uma caixa arquivadora onde guardo folhas já impressas, mas cujo verso ainda permanece em branco. Sempre que necessito fazer alguma impressão para este género de coisas, imprimir alguma receita ou rabiscar alguma nota, uso estas folhas. Recicla-se e poupa-se!

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Be Green #8

Adoro jacintos. São uma flor belíssima e libertam um aroma capaz de perfumar toda a casa. Logo que eles começam a decorar os escaparates das floristas, não lhes consigo resistir. Hoje mesmo, trouxe mais uma dúzia para casa, aproveitando a variedade de cores e o bom preço destas flores no supermercado Lidl (é de aproveitar, minha gente! Cada bolbo por 0,99€!). Porém, já antes tinha comprado mais uns quantos bolbos... Não lhes consigo resistir, confesso! E foi quando cheguei a casa com mais dois jacintos pela mão que percebi que não tinha um recipiente giro disponível onde os colocar e onde coubessem os dois. Magiquei, magiquei, magiquei e... em menos de 15 minutos desencantei isto:


Materiais:
- um garrafão de água vazio
- papel pardo
- fita de tecido (ou ráfia, lã, cordão encerado,...)
- Isqueiro, x-acto e tesoura


Como fazer?
Cuidadosamente, cortar o fundo a um garrafão de plástico, usando o x-acto. Com uma tesoura, aparar as bordas para que fique mais uniforme. A altura do "recipiente" que vão obter fica ao vosso critério. Depois de recortado, passar o isqueiro nas bordas para suavizar e evitar cortes. Colocar os bolbos de jacinto dentro do recipiente (costumam vir acomodados numas embalagens de plástico que devem manter) e, se necessário, preencher os espaços com papel de jornal amarrotado para que fiquem mais estabilizados. Envolver o fundo do garrafão com o papel pardo e enlaçar com uma fita de tecido a gosto, logo acima da bordae. Recortar o excesso de papel, se necessário, para destacar as flores dos jacintos. Et voilá. Problema resolvido a custo zero!

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Be Green #7

O "Be Green" de hoje não tem nada a ver com bricolagens. Provavelmente já muita gente faz isto, mas acho que pecamos sempre por não partilhar. Se essa partilha mudar os comportamentos de uma única pessoa, já será positivo. Ter um modo de vida mais "verde" passa não só pela reciclagem, mas também pela utilização efectiva dos recursos. Pelo combate ao desperdício. E é disso mesmo que hoje venho falar. As embalagens de creme (mãos, corpo, etc) são, frequentemente, do tipo que mostro aqui na foto. Ora, é sabido que vai chegar a um ponto em que, apesar de ainda sentirmos que há bastante creme no interior da embalagem, começa a ser dífícil fazê-lo sair.


Nestas alturas, muno-me de uma tesoura e abro a embalagem a meio. E depois? Fica ali a embalagem aberta, a ganhar pó? Não. Cuidadosamente, transfiro o que ainda restar de creme na embalagem para boiões de tampa de enroscar que vou gardando, depois de terminado o seu conteúdo. Estes que se vêem na foto, eram de um creme de rosto (azul) e de discos esfoliantes. Quando gastei todo o conteúdo, lavei-os muito bem e guardei, para usos futuros. Para terem noção, segue uma foto da quantidade de creme que consegui retirar ali da embalagem verde...


Não foi metade do boião, mas quase! Desta forma, ainda tive creme de mãos para muitas utilizações, em vez de deitar a embalagem para o lixo e ir "a correr" comprar um novo. Pode ser uma poupança irrisória, mas grão-a-grão, enche a galinha o papo :)

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Be Green #5 (parte 2)

Promessa é dívida e, como tal, cá estou para mostrar o resultado final deste projecto. E trago, não uma, mas duas árvores para mostrar algumas ideias de decoração (e reciclagem de materiais).

Passemos à primeira. Depois de concluídas as dobragens, pintei a árvore com tinta em spray verde. Foram necessárias várias camadas, para obter uma pintura bem homogénea. Ultrapassada esta morosa operação (sobretudo devido os tempos de secagem), colei feltro num dos lados de um velho CD e colei-o na base da árvore. O feltro cria uma base mais macia, para evitar riscos nos móveis, além de dar um melhor acabamento. Aproveito e chamo a atenção para o seguinte: na primeira parte deste "Be Green", aconselho a colar um CD ou círculo de cartão na base da árvore, antes de proceder à pintura. Continuo a recomendá-lo, mas acho essencial colar o feltro no CD para um melhor acabamento. Assim, podem colar o feltro directamente (podendo haver uma maior dificuldade para recortar as sobras) ou fazem como eu e colam novo CD sobre o outro, previamente revestido de feltro num dos lados. Obviamente, o feltro deve ser colado depois de a tinta estar bem seca. Para esta operação, a cola UHU é suficiente.


Nesta árvore, optei pelos tons tradicionais. O ponto de partida foi a estrela do topo, que comprei num pack de 3 por uma pechincha. Elegi laços e bolas, como restantes elementos decorativos, que distribuí de forma harmoniosa pela superfície da árvore. Os laços foram feitos com uma simples fita prateada. E as bolas? Pois bem... Estão a ver aqueles alfinetes com pérola que costumam adornar os ramos de flores? Juntei-os ao longo do tempo, sempre que mos ofereciam. Mas, além de serem de cores diferentes, não tinham as que queria para esta árvore. Qual a solução? Pintar as pérolas com verniz das unhas. Sim, leram bem. Procurei em lojas chinesas 2 exemplares baratos, nas cores pretendidas. Depois foi só dar 2 ou 3 demãos nas pérolas. Para esta operação, é muito útil ter um suporte de esferovite ou esponja, onde se possa espetar os alfinetes enquanto secam. O verniz torna-se muito prático para pintar pequenos objectos, além de ser uma ideia de reciclagem de vernizes que já não gostamos ou antigos. Além de que é uma opção barata para estas situações, com uma grande panóplia de cores e pigmentos disponíveis.
No fim, já depois da obra feita, achei que ficava bem com uns apontamentos de neve em spray. Não consegui o efeito pretendido e arrependi-me de o ter feito. A árvore estava tão bonita! Mas enfim, como em tudo, temos de assumir as nossas escolhas.

Feita a primeira, tive de fazer outra para o meu sobrinho. O menino ficou tão encantado com a árvore que me "encomendou" um exemplar ao seu gosto. As cores escolhidas desta vez foram o azul, o branco e o dourado. Na minha opinião, ficou um mimo.


O processo foi idêntico ao anterior: pintei a árvore de branco, até conseguir uma cobertura homogénea. De seguida, dei uso ao spray neve, de forma a obter uma textura de neve em toda a árvore. E aqui sim, gostei bastante do resultado final! As estrelas comprei há alguns anos numa loja local, uma caixinha cheia delas e muito baratas. As bolas foram uma oferta para usar nas bijuterias, mas como não têm orifício que permita essa utilização, foram ficando até encontrar aqui o seu destino. Fazem um efeito "olho de gato", conforme a incidência da luz. São, realmente, muito bonitas. As bolas maiores foram feitas com massa de modelar (de secagem ao ar). Basta entender com um rolo, como se fosse massa de biscoitos, e recortar com cortadores, na forma que se pretender. Depois, dei uso novamente ao verniz das unhas. E até usei um transparente com purpurinas douradas, para dar uma graça! Estas figuras foram feitas com o objectivo de adornarem os presentes de Natal e, por isso, antes de secarem fiz-lhes um orifício que permitisse, posteriormente, passar um fio. Como estas figuras faziam parte fundamental da "encomenda" do meu sobrinho, colei-lhes um pequeno laço de fita dourada para tapar. Acho que ficou engraçado :)

Na base da árvore, para esconder um pouco o CD que desta vez estava mais visível, enrolei uma fita de Natal dourada (daquelas farfalhudas que se colocam na árvore. Cá em casa chamamos-lhe "trenas". Mais alguém usa esse termo?).
Resta referir que todas as figuras foram coladas recorrendo à cola quente. Acreditem, eu já faço estas árvores há anos e já experimentei de tudo. Já cheguei a coser elementos decorativos com fio de nylon na árvore, porque as colas que havia na altura não os fixavam. A cola quente às vezes é mázinha para os dedos, mas permite uma colagem rápida e eficaz.

Bom, o post foi longo, mas espero que tenham gostado e que, sobretudo, se inspirem para meter as mãos-à-obra e fazer a vossa. Gostaria muito de ver os vossos exemplares e as vossas soluções decorativas. É com a partilha que se aprende :)

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Be green #6

Este era um projecto que ansiava fazer já há alguns dias. A inspiração e vontade veio do blog "Erva Cidreira", que adoro, e mais concretamente deste post. Ontem apanhei as folhas e confesso, foi difícil para de o fazer. São tantos os tons, mesclas e formas que fazem do Outono uma das estações mais bonitas do ano! Adorei fazer esta coroa de Outono e (ainda mais) o resultado obtido!

Materiais:
-Folhas secas
-Uma cruzeta (daquelas de arame que dão nas lavandarias)

Como fazer?
Com a ajuda de um alicate, dar forma redonda à cruzeta. A parte que serve para pendurar no roupeiro servirá, posteriormente, para pendurar a coroa. Com a ajuda de cola quente (ou uma boa cola), ir colando as folhas à cruzeta, até o forrar. Continuar a colar folhas, até conseguir o volume desejado. Depois é só pendurar!

Em vez de ser usada uma cruzeta, ocorreu-me que se pode reutilizar um daqueles pratos de cartão para os bolos. Aproveitando a sua forma circular, basta recortar um aro e depois colar as folhas. Feita a coroa, dei comigo a pensar onde a iria pendurar. De facto, na minha porta não daria, pois esta dá imediatamente para a rua/passeio. Lembrei-me de a pendurar numa parede mas, no mesmo momento, fez-se luz na minha cabeça. E com a minha linda coroa de folhas, fiz um arranjo na mesinha de centro da sala.

Usei um vaso de vidro, coloquei castanhas no fundo, mais folhas e uma vela. Et voilá!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Be Green #5 (parte 1)

A brincar, a brincar e em menos de nada estamos no Natal! É, portanto, a hora certa para começar a fazer a sugestão que hoje vos trago: uma árvore de Natal feita com revistas. Perdi a conta a quantas fiz, ao longo dos anos, de todas as cores e com vários tipos de ornamentações possíveis.
Por agora, deixo o passo-a-passo, com a promessa de vir cá deixar uma foto da árvore concluída e respectivas dicas de decoração.

Materiais:
1 revista de lombada larga (ou 3 a 4 revistas do mesmo tamanho e formato)
Cola
1 CD velho ou um círculo de cartão


Como fazer?

Comece por rejeitar a capa e contrapaca (por serem de um papel mais grosso e diferente das páginas interiores). Caso use uma revista de lombada larga, recomendo que a "desmembre" em várias parte. Isto vai facilitar a dobragem. Depois, basta seguir os passos:

Passo 1 - Dobrar o canto superior direito da página, até convergir com a lombada.

Passo 2 - Posicionar 2 ou 3 dedos, junto à lombada e dobrar o canto inferior direito para cima, até ficar alinhado com a dobra feita no passo anterior. Vincar. O espaço ocupado pelos dedos vai permitir que se forme uma base, tornando possível a estabilidade da árvore.

Passo 3 - Por fim, dobrar o vértice central até bater na lombada da revista.

Passo 4 - Executar os passos 1, 2 e 3 repetidas vezes, até ter volume de folhas suficientes para formar uma árvore.

Passo 5 - Quando as folhas estiverem todas dobradas, colar as revistas umas às outras, até formar uma árvore bem preenchida e "redondinha".

Passo 6 - Colar o CD velho ou o círculo de cartão na base da árvore, para dar mais estabilidade.

Passo 7 - Pintar com tinta de spray à escolha e decorar a gosto.

Espero que os passos estejam bem explicados e que se divirtam a fazer e decorar estas árvores! 

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Be Green #4


Mais uma dica de decoração!

Materiais:
-Frascos de vidro (podem ser reutilizados!);
-Areia da praia ou cascalho decorativo;
-Conchas, búzios, estrelas do mar, etc.;
-Sabonetes miniatura (oferta dos hotéis/pensões).

Como fazer?
Basta dispôr no fundo do frasco a areia ou o cascalho decorativo e, num dos frascos, colocar por cima os elementos marinhos. No outro, sobrepôr os sabonetes, depois de retirados do respectivo invólucro. Colocar as tampas e está pronto para decorar a casa-de-banho. Fácil, bonito e económico.

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Be Green #3


O "Be Green" de hoje alia a decoração à reciclagem.

Materiais:
-Hastes de madeira decorativas (ou galhos de árvores!).
-Cápsulas nespresso;
-Pistola de cola quente.


Como fazer?
Simples. Primeiro, há que tirar o café das cápsulas e lavá-las muito bem, Posto isto, basta seguir este procedimento, para obter as pétalas das flores. Uma cápsula chega para fazer as pétalas, mas eu gosto de sobrepôr duas cápsulas, depois de recortadas, unindo-as com um pingo de cola quente. Para fazer o "miolo", basta, pura e simplesmente, calcar uma cápsula e, imediantamente se obtém este efeito enrugado. Depois, cola-se o centro às pétalas, com cola quente, usando a mesma cola para unir as flores às hastes de madeira ou aos galhos que se recolheu no monte. Coloca-se numa jarra e está pronto para decorar um qualquer canto.

sábado, 21 de julho de 2012

Be Green #2


Entre o gel de duche e o tradicional sabonete, prefiro este último. Ora, todos sabemos que chega a uma altura em que o sabonete quase perde a sua utilidade, tornando-se numa fina "lâmina" que já não é muito útil no banho. Porém, ainda pode ter outra utilidade, nomeadamente a perfumar as gavetas da roupa.


Como fazer?

Eu explico tudo. Primeiro, precisam de ir juntando as sobras de sabonete (e deixá-las secar devidamente). Quando juntarem uma boa quantidade, munam-se de um descascador de batatas. Depois, basta ir raspando os pedaços de sabonete. Vão-se formar pequenas lamelas, como as que são visíveis na imagem. De seguida, coloquem-nas num lenço colorido ou num quadrado de tecido engraçado, façam uma trouxa e atem com uma fita. Se tiverem jeito para a costura, podem fazer um pequeno saco de algodão ou cetim. Depois é só guardar nas gavetas. Assim, em vez de usar um sabonete inteiro como perfumador da roupa, dão uma nova função aos restos de sabonete.

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Wrapping Presents #2

Sou daquelas pessoas que dá valor a um embrulho bonito e personalizado. Prefiro fazer os meus embrulhos em casa, dando preferência a materiais que possam ser reutilizados. Normalmente, opto pelo papel pardo (barato e reciclável) ou sacos desse material (são acessíveis e têm a possibilidade de poderem ser reaproveitados, posteriormente). Depois, basta usar a imaginação. Aqui ficam algumas ideias, esperando que vos sejam úteis.

Com estrelas kirigami.

Carica forrada com tecido e sobras de fita de cetim.



Tampa de Compal forrada com tecido e umas coisinhas mais...

Flor de jornal.

E estas? A ideia veio do blog "Num dia de Março", mas adaptei-a. A flor foi elaborada com as alsas de cordão dos sacos que nos dão nas lojas. O centro é uma carica forrada com tecido. Mais ecológio não podia ser.